SINJUR

Curso de capacitação em pistola reúne Supervisores de Segurança do Judiciário com apoio do SINJUR

23/04/2025 23/04/2025 12:30 118 visualizações

Com o objetivo de fortalecer a segurança institucional e preparar servidores para atuações estratégicas, foi realizado em Porto Velho, no último fim de semana (12 e 13), um Curso de Capacitação de Operador de Pistola, com a participação dos Supervisores de Segurança de todo o estado do Poder Judiciário de Rondônia. A iniciativa contou com o apoio institucional do SINJUR, que reafirma seu compromisso com a qualificação e valorização dos profissionais que atuam na segurança do Judiciário.

Com aulas teóricas e práticas, o curso teve como foco o manuseio seguro e técnico de pistolas, contemplando temas como legislação, normas de segurança, manutenção do armamento, manuseio, técnicas de disparo e fundamentos do tiro. Os participantes receberam certificado de conclusão, validando a capacitação para futuras demandas operacionais de interesse do Poder Judiciário. 

O treinamento foi ministrado por profissionais altamente capacitados, com ampla experiência na área:

Rafael Campanha – Diretor de Comunicação do SINJUR, Instrutor de Armamento e Tiro credenciado pela Polícia Federal, formado pelo Centro de Treinamento Tático da CBC, professor do Curso de Formação de Instrutores de Armamento e Tiro da Polícia Civil de Rondônia, especialista em munições e balística, e ex-delegado da Polícia Civil de São Paulo.

Gerner Márcio Gomes de Matos – Policial Judicial do TRT da 14ª Região, Instrutor do CNJ com atuação nas Equipes de Escolta de Magistrados e Ministros.

Rodrigo Silva Nunes – Tenente-Coronel da PMRO, Instrutor de Armamento e Tiro, com formação no Curso de Choque da Polícia Militar e atual Chefe da Segurança do Vice-Governador de Rondônia.

Segundo Rafael Campanha, o curso é uma contribuição direta para o preparo e a valorização de servidores que atuam na linha de frente: “Trabalhar a formação técnica é essencial para garantir segurança, eficiência e confiabilidade em operações envolvendo armamento. A ideia foi transmitir conhecimento prático e aplicável à realidade do Judiciário”, destacou.

As despesas do curso foram todas rateadas. Os palestrantes e o instrutor abriram mão de qualquer valor e cederam o armamento para o curso. O valor das munições foi dividido entre os próprios alunos e o SINJUR patrocinou o aluguel das instalações do centro de treinamento. 

Wilson Rocha, que foi eleito xerife da turma, comentou sobre o cotidiano de trabalho dos alunos: “Os supervisores de segurança do TJ tem por função fazer o acautelamento de arma, então lidamos com armas…”, asseverando que o curso trouxe mais confiança e conhecimento neste trabalho rotineiro que é o acautelamento. 

O presidente do SINJUR, André Coelho, também ressaltou a importância da ação: “Capacitações como esta fortalecem nossa atuação e demonstram o comprometimento do sindicato com os servidores da segurança. Seguiremos apoiando iniciativas que promovam conhecimento, valorização e reconhecimento da nossa categoria”, afirmou.

Com servidores de diversas comarcas do estado, o curso reforça a construção de um ambiente mais preparado, seguro e técnico dentro do Poder Judiciário de Rondônia.

 

DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO

 

VEJA O VÍDEO: