Ocorreu nesta terça-feira (9), às 15h, sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado, na qual foram homenageados vários personagens que lutam pela igualdade racional em Rondônia. O reconhecimento celebra o esforço destas pessoas na construção e aplicação de políticas voltadas à promoção da igualdade racial no nosso Estado.
A solenidade foi proposta pela deputada estadual Cláudia de Jesus (PT-RO) e contou com a presença de autoridades, representantes da sociedade civil e um plenário lotado.
Além da homenagem, a sessão também prestou votos de louvor a três servidores do Judiciário estadual que se destacam por sua atuação em prol da igualdade racial:
Jefferson Thiago Raposo, Diretor Jurídico do SINJUR e atuante em movimentos sociais, reconhecido por sua dedicação às pautas de justiça social e racial;
Jussara Valente, servidora e defensora da equidade étnico-racial no Judiciário, Expositora prática do Prêmio equidade Racial no Poder Judiciário do Conselho Nacional de Justiça - Ajudou a trazer o 1º Lugar para o PJRO no ano de 2024.
Elivania Lima, cujo trabalho e engajamento também têm contribuído significativamente para a construção de um Judiciário mais justo e inclusivo através do Núcleo de Justiça Restaurativa no PJRO, também, Expositora prática do Prêmio equidade Racial no Poder Judiciário do Conselho Nacional de Justiça - Ajudou a trazer o 1º Lugar para o PJRO no ano de 2024.
Rafael Campanha, Diretor de Comunicação do SINJUR, lembrou uma célebre frase do ativista Malcom X, que traz o espírito da solenidade: “Eu não sou racista. Estou contra toda forma de racismo e segregação, toda forma de discriminação. Eu acredito nos seres humanos, e que todos os seres humanos devem ser respeitados como tais, independentemente da sua cor.”
Os diretores do SINJUR, Orquídea Monteiro e Wberlei Melo também estiveram no evento, reafirmando o compromisso do Sindicato com políticas públicas inclusivas e representativas, que valorizam a diversidade e combatem as desigualdades históricas.
DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO